Galp Energia já rendeu 2.230 euros - TVI

Galp Energia já rendeu 2.230 euros

GALP

Desde que a Galp se estreou em bolsa, Outubro do ano passado, as acções já subiram 60%.

Relacionados
Na sexta-feira atingiram um novo máximo histórico de 9,45 euros, acabando por corrigir no fecho para os 9,30 euros. Resultado: quem entrou na empresa no segmento da privatização destinado aos pequenos accionistas já valorizou o seu pacote de acções em 2.230 euros. Mas esse lucro pode aumentar adicionalmente nos próximos meses, avança o «Diário de Notícias».

Do total de 130 mil accionistas que a petrolífera detinha no final do processo de privatização, cerca de 20 mil já abandonaram o seu capital. O que significa que os restantes 110 mil são candidatos a uma mais valia significativa se venderam as suas acções em breve. Os pequenos subscritores - que beneficiaram de um desconto de 5% - compraram 590 acções (a quantidade para quem deu a ordem máxima de compra - quase todos) a 5,52 euros cada. Face ao fecho de sexta-feira a sua posição já vale mais 2230 euros.

No segmento de público em geral, a quantidade de títulos foi menor (340) e o preço mais alto (5,81 euros). Logo, o lucro é de cerca de metade (1.187 euros). Na base da valorização de 60% das acções estão diversos factores, que têm de forma quase complementar impulsionado sucessivamente o valor da empresa em bolsa.

As acções da Galp seguem hoje a subir 0,43% para os 9,34 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados