Governo reitera confiança no cumprimento dos 4,6% do défice - TVI

Governo reitera confiança no cumprimento dos 4,6% do défice

  • Catarina Craveiro
  • 15 set 2006, 14:15
Ministro das Finanças, Teixeira dos Santos

O Governo português está confiante no cumprimento da meta de 4,6% d o défice orçamental em 2006, reiterou o ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos.

Relacionados
Teixeira dos Santos, que em conferência de imprensa apresentou a execução orçamental do sub-sector Estado até Agosto mostrou uma redução do défice orçamental, e que a consolidação orçamental vai prosseguir em 2007 assente na redução da despesa.

«Vamos manter o rumo rigoroso, até ao fim do ano, no domínio das Finanças Públicas, garantindo que chegamos ao fim do ano com um défice de 4,6%», disse Teixeira dos Santos.

Para além disso, adiantou ainda que o Governo não se pode comprometer, apesar da execução orçamental registada até ao momento, em que o défice do Sector Público Administrativo (SPA) em função do Produto Interno bruto (PIB) possa ser inferior a 4,6% em 2006.

Para o próximo ano, o ministro tem como objectivo um défice orçamental de 3,7%. «O objectivo para 2007 é prosseguir a consolidação orçamental», acrescentou.

«Havendo possibilidades de fazer melhor (do que os 4,6%), o ministro das Finanças procura fazer melhor, mas não se podem fazer promessas nesse domínio», adiantou.

Explicou que, apesar do melhor andamento da economia portuguesa, há que aguardar por mais dados sobre o crescimento económico.
Continue a ler esta notícia

Relacionados