Groupama Seguros cresce 38% em 2005 - TVI

Groupama Seguros cresce 38% em 2005

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A Groupama Seguros atingiu, em 2005, um volume de negócios de 124 milhões de euros, ou seja, três vezes o valor alcançado em 2002, ultrapassando os objectivos definidos para 2005 e 38% acima do obtido em 2004.

O desempenho favorável da actividade Vida provocou um aumento do seu peso na estrutura de prémio, sendo responsável por 88% do total da receita da Groupama Seguros (Vida e Não Vida). A receita processada em prémios da Groupama Seguros de Vida S.A., em 2005, evoluiu mais de 42%, atingindo o valor de 109.498 milhões de euros.

Os seguros individuais, num montante de 83 milhões de euros, representam 76% dos prémios e revelaram uma progressão de mais de 40%. De acordo com João Quintanilha, administrador-delegado da Groupama, «esta subida deve-se, em primeiro lugar, aos prémios únicos dos seguros de poupança e investimento, que evoluíram muito significativamente.»

Já os seguros colectivos, no valor de 26 milhões de euros, traduzem-se em 24% do volume de prémios da Groupama Seguros de Vida e registaram também uma forte evolução (superior a 48%), devido, sobretudo, ao crescimento do produto de poupança e reforma colectivo.

Apesar da crise económica, os seguros colectivos de risco e previdência da Groupama apresentaram uma evolução favorável de mais de 6%, sendo o seu peso de aproximadamente 6% do volume de prémios da Groupama Seguros de Vida.

Mais de 12% foi a evolução registada na receita de prémios da Groupama Seguros. Por sua vez, o volume de prémios alcançou um montante de 14.623 mil euros. O ramo principal da Groupama Seguros é o ramo doença, com um volume de 8.281 mil euros, o que representa 57% dos prémios da companhia e uma evolução positiva de 18%.

Em 2005, a seguradora prosseguiu a estratégia de desenvolvimento dos produtos de saúde individual: VIVASaudável (antigamente Gan Saúde). Esta situação permitiu obter, em 2005, um aumento de 20% nos prémios emitidos, os quais já ultrapassaram 1,7 milhões de euros.

O segundo ramo mais relevante da companhia não vida é o automóvel, que apresenta um volume de prémios de 2.530 mil euros. Neste sector também a evolução verificada é superior à do mercado (mais 5,9%), traduzindo-se em 17% no total de prémios. Contudo, e como explica João Quintanilha, «a tendência vigente mantém-se, isto é, permanece a política de grande prudência na subscrição e na tarifação.»

O incêndio é o terceiro ramo de actividade da Groupama Seguros. O crescimento registado é superior aos 10,5% e apresenta um montante de prémios na ordem dos 2.405 mil euros. O maior aumento pode aferir-se na área dos particulares (mais de 10%). O ramo incêndio pesa 16% no conjunto dos ramos da Groupama Seguros, sendo que o segmento de particulares representa 62% do ramo.

O ramo acidentes pessoais, com 1.030 mil euros, é responsável por 7% da actividade da Groupama Seguros.

Atingir os 130 milhões em 2006

As duas companhias que compõem a Groupama Seguros (Vida e Não Vida) apresentaram, em 2005, um volume de prémios de 124 milhões de euros, fruto do crescimento de mais de 38%, equivalente ao que já se tinha registado em 2004. Graças a esta dinâmica de volume de negócios, a seguradora tem como meta para 2006 os 130 milhões de euros.

O administrador João Quintanilha salienta ainda «a excelente colaboração que tivemos dos principais agentes e mediadores, bem como das sociedades de mediação e corretores que foram também parte activa e fundamental no excelente desempenho comercial de 2005. Os affinities e os acordos comerciais que mantemos com alguns parceiros institucionais e de referência no mercado financeiro português funcionaram como um suporte muito importante a este forte desenvolvimento.»

Em 2006, a Groupama Seguros pretende continuar a investir em comunicação e imagem, com o intuito de promover a companhia, apoiar o seu ritmo de crescimento, favorecer a sua implantação no mercad
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