Hipotecas da banca são opção para comprar casa - TVI

Hipotecas da banca são opção para comprar casa

Hipotecas da banca são opção para comprar casa

Recorrer a um leilão para comprar casa pode não ser a via mais usual para o fazer. No entanto, é uma forma que está a ganhar adeptos, especialmente numa altura em que os bancos estão a aumentar a oferta de imóveis, colocados junto das leiloeiras.

A crise económica e o consequente aumento do incumprimento no crédito à habitação resultam numa subida da execução das hipotecas, com os novos proprietários, os bancos, a procurarem vender rapidamente as casas que lhes ficam nas mãos.

Segundo noticia o «Diário de Notícias», actualmente em Portugal, o negócio imobiliário está basicamente centrado em duas empresas leiloeiras, a Euro Estates e a Luso-Roux.

São estas que trabalham com os bancos portugueses, todos os que estão no negócio hipotecário, organizando, em regra, leilões presenciais em exclusivo para cada instituição.

Deverá haver sempre um contacto prévio com as casas que irão ser colocadas à venda. «Incentivamos os potenciais interessados a ver primeiro o imóvel que pretende licitar. Marcamos a visita e acompanhamo-los, sem custos», administrador da Euro Estates, Pedro Girão.

Também a directora comercial da Luso-Roux, Ana Luísa Ferro, defende a visita prévia da casa em causa. «Um mês antes do leilão, colocamos os imóveis em questão no nosso site, para poderem ser visualizados e visitados», referiu.

Quando chega o dia do leilão, o cliente já tem definido os imóveis que pretende adquirir. Os lotes colocados à venda são agrupados por regiões geográficas, com a maior parte destes eventos a incidir sobre zonas da Grande Lisboa e do Grande Porto.

Como adiantou Pedro Girão, é a periferia das grandes cidades que concentra a maior parte dos imóveis, apesar de, por vezes, aparecerem casas e apartamentos no centro das duas grandes cidades. Obviamente, são estas que se vendem com maior facilidade e com maior valorização.

É precisamente o preço o principal atractivo desta modalidade de compra de casa. O valor-base de licitação é sempre inferior aos preços dos imóveis comparáveis, situados nas mesmas zonas. Os descontos podem situar-se entre os 10% e os 20% sobre a avaliação, determinada pelos bancos.
Continue a ler esta notícia