Ibéria aberta a uma fusão mas sem oferta por enquanto - TVI

Ibéria aberta a uma fusão mas sem oferta por enquanto

Avião da ibéria

A companhia aérea espanhola Iberia, no centro de rumores sobre uma eventual fusão, declarou esta quarta-feira estar aberta a esta possibilidade, acrescentando, no entanto, não ter recebido qualquer oferta.

Relacionados
A Iberia «não afasta a possibilidade de examinar qualquer operação que beneficiaria a companhia», indicou a transportadora aérea num comunicado enviado à comissão do mercado de valores mobiliários espanhol.

Desde terça-feira, as acções da Iberia sobem fortemente na Bolsa de Madrid, com os analistas à espera que o acordo de cooperação entre a Europa e os Estados Unidos chamado de «céu aberto» abra a porta a uma fusão.

«O conselho de administração, na sua reunião de 27 de Fevereiro de 2007, tomou nota do interesse do mercado e autorizou expressamente o presidente a transmitir informações a potenciais investidores», precisa o comunicado.

«Devido à desregulação do sector, para a qual o acordo de céu aberto entre a Europa e os Estados Unidos representa um passo importante, o futuro das companhias aéreas passa por um processo de consolidação no qual a Iberia poderia desempenhar um papel importante», segundo o texto.

Há várias semanas que os rumores sobre a Iberia circulam.

Hoje o mercado era agitado por rumores sobre uma eventual oferta da alemã Lufthansa a 3,90 euros por cada acção.

A Bristish Airways está igualmente entre os possíveis candidatos.

A transportadora aérea detém 10 por cento da espanhola e participa na mesma aliança.

As acções da Iberia já subiram 32% este ano.

Às 13:30, os títulos da Iberia ganhavam 0,7% para os 3,65 euros na bolsa madrilena tendo chegado a tocar um máximo de 3,80 euros durante a manhã.
Continue a ler esta notícia

Relacionados