Internet banda larga chega a mais de um milhão de portugueses - TVI

Internet banda larga chega a mais de um milhão de portugueses

Internet (arquivo)

No final de 2005 existiam em Portugal 1,212 milhões de clientes de Internet de banda larga, número que traduz um crescimento homólogo de 43% e um aumento de 7,1% face ao terceiro trimestre do ano, segundo dados da Anacom.

«Os clientes de banda larga são já a esmagadora maioria dos clientes do serviço de acesso à Internet (82% do total), que no final do ano atingiu os 1,483 milhões de clientes», refere o comunciado hoje avançado.

O acesso à internet de banda larga através da tecnologia ADSL era no final de 2005 feito por 698 mil clientes, enquanto que 512 mil acediam por modem por cabo. O número de clientes de acesso dedicado ronda os três mil. «Verifica-se, assim, um reforço da predominância do ADSL face ao cabo, dado que representa já a maioria (58%) do total de acessos de banda larga. No último trimestre de 2005, 71% dos novos acessos de banda larga foram acessos ADSL», referem.

Dos 1,483 milhões de clientes do serviço de acesso à Internet, 1,254 milhões eram clientes residenciais, o que representa um aumento de 17,4% face a Dezembro de 2004. Destes clientes, cerca de 1 milhão eram clientes com acesso através de banda larga. No último trimestre de 2005, o acesso através de ADSL passou também a ser o meio preferencial de acesso à Internet no segmento residencial, já que existiam 503 mil clientes de acesso através de ADSL, cerca de 50,3% do total de clientes residenciais de banda larga. O acesso através de modem por cabo representava 49,7% do total de clientes residenciais de banda larga, contabilizando-se 498 mil clientes no final do período em análise.

No segmento não residencial contabilizavam-se, no período em análise, cerca de 228 mil clientes, uma subida homóloga de 43,5%. O ADSL continua a ser a principal tecnologia de acesso à Internet no segmento não residencial. No final de 2005 contabilizaram-se 194 mil clientes de acesso através de ADSL, contra 17 mil de acesso através de dial-up, 14 mil de acesso através de modem por cabo e aproximadamente 2.800 de acesso através de circuitos dedicados.

A quota de clientes de banda larga do Grupo PT no final de 2005 situava-se nos 77%, menos 4,2 pontos percentuais que no período homólogo e 1,6 pontos percentuais abaixo do trimestre anterior. Esta perda de posição verificada em 2005 decorre sobretudo da quebra de quota de clientes de ADSL, segmento no qual a incumbente viu a sua quota descer 7,2 pontos percentuais para 83,9%. Face ao terceiro trimestre de 2005 a quebra foi de 1,5 pontos percentuais.

No acesso através de modem por cabo, a quota do Grupo PT caiu para 67,8%, contra 71,8% um ano antes. Face ao trimestre anterior, a quota caiu dois pontos percentuais. No final de 2005, a taxa de penetração da banda larga, em termos de total de clientes por população total, situava-se nos 11,5%, 3,4 pontos percentuais acima da registada no final de 2004. A taxa de penetração do ADSL é de 6,6%, contra 4% em 2004; no acesso por modem por cabo, a taxa de penetração está nos 4,9%, contra 4% um ano antes.
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