Juros implícitos no crédito habitação batem novo mínimo - TVI

Juros implícitos no crédito habitação batem novo mínimo

Crédito habitação [Arquivo]

Descida está a abrandar

A taxa de juro implícita nos contratos de crédito à habitação voltou a cair em Setembro, atingindo o valor mais baixo da série.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa fixou-se nos 2,361% em termos médios, menos 0,186 pontos percentuais (p.p.) que no mês anterior e uma queda acumulada de 3,616 pontos percentuais desde o final de 2008.

A queda foi comum nos três períodos considerados (3, 6 e 12 meses), no regime geral e no bonificado e aos três destinos de financiamento: aquisição de terreno para construção de habitação, construção de habitação e aquisição de habitação.

No mês de Setembro, o valor médio do capital em dívida no total dos contratos de crédito à habitação em vigor foi de 55.712 euros, mais 101 euros que no mês anterior.

Já o valor médio da prestação vencida dos contratos em vigor situou-se em 263 euros (menos 5 euros que no mês anterior). Desde o início do ano esta prestação reduziu-se em 106 euros, correspondendo a 28,8% da prestação média de Dezembro de 2008.
Continue a ler esta notícia