Mais de 40% das famílias portuguesas têm computador - TVI

Mais de 40% das famílias portuguesas têm computador

Mais de 40% das famílias portuguesas têm computador

Cerca de 42,5% das famílias portuguesas possuíam computador no primeiro trimestre deste ano, e 31,5% tinham acesso à Internet a partir de casa. Estes dados representam um crescimento médio anual de 16,6% no que se refere ao número de famílias com computador e de 27,8% no acesso à Internet.

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), do inquérito à utilização de tecnologias e da comunicação com a colaboração da Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC), cerca de 39,6% dos indivíduos com idade entre os 16 e os 74 anos utilizaram computador e 32% acederam à Internet no mesmo período.

A nível regional, Lisboa e Algarve apresentam-se acima da média nacional, com aproximadamente 49% e 44% de agregados com computador, face ao total de agregados em cada região. O acesso à Internet em casa distingue Lisboa e a Região Autónoma dos Açores como as regiões em que mais agregados estão ligados à rede, 37,4% em cada uma.

Quando analisados os meios de acesso à Internet, o estudo revelou que o computador se mantém como o mais frequente, preferido por 83% dos agregados, seguindo-se o telemóvel, utilizado por cerca de 34% dos agregados em 2005. Esta forma de acesso aumentou 60% face a 2004.

Banda larga em expansão

A banda larga ocupa um lugar importante no tipo de ligação à Internet, já que 20% do total de agregados utiliza esta opção, o que representa cerca de 63% dos agregados ligados à rede. O modem analógico tem revelado um decréscimo de importância enquanto tipo de ligação.

Em 2005 é utilizado por 39,2% dos agregados que possuem ligação à Internet a partir de casa, depois de ter sido referido por mais de metade dos mesmos em 2004, acrescenta o INE.

Preço e falta de habilitações travam expansão da Internet

O desinteresse face à Internet, bem como o preço e a falta de habilitações para utilização desta tecnologia constituem os principais factores que condicionam a expansão da Internet nos agregados domésticos.

Dos indivíduos que não têm acesso à Internet em casa, 58% afirmam não ter interesse na tecnologia, 53,5% salientam o elevado custo do equipamento e 52% afirmam não saber utilizar Internet. Cerca de 49% dos indivíduos refere o elevado custo do acesso.

Já no que se refere ao perfil de utilizadores, no primeiro trimestre de 2005, 39,6% dos indivíduos com idade entre os 16 e os 74 anos utilizaram computador. A proporção de homens que utiliza esta tecnologia é superior à de mulheres. 43,2% dos homens afirmam ter utilizado computador para 36,2% das mulheres.

A análise por escalões etários revela uma maior propensão das camadas mais jovens para o uso desta tecnologia comparativamente aos restantes grupos etários, onde os indivíduos entre os 16 e os 24 anos representam 78,1%.

A utilização de computador varia na razão directa do nível de instrução: a proporção de utilizadores de computador é de 90,2% entre os indivíduos que possuem ensino superior para 24,1% dos que têm um nível de escolaridade até ao 3º ciclo.
Continue a ler esta notícia