Marques Guedes acusa Presidente República de criar instabilidade - TVI

Marques Guedes acusa Presidente República de criar instabilidade

Marques Mendes

O vice-presidente da bancada do PSD Luís Marques Guedes acusou hoje o Presidente da República de criar "instabilidade no regime democrático" ao decidir dissolver o Parlamento e convocar eleições legislativas antecipadas havendo "uma maioria parlamentar estável".

"A demissão de um ministro levar à dissolução parlamentar, isso é que introduz instabilidade no regime democrático, que não pode estar ao sabor de demissões pontuais por parte de ministros", acusou Luís Marques Guedes, em declarações aos jornalistas, no Parlamento.

Apesar de afirmar desconhecer as razões da decisão do Presidente da República, o vice-presidente do grupo parlamentar do PSD salientou que a dissolução do Parlamento e a convocação de eleições antecipadas se colocam "perante a demissão de um ministro".

Marques Guedes declarou também que não compreende e discorda da decisão tomada por Jorge Sampaio "porque existe uma maioria na Assembleia da República que está estável".

"Não concordo, mas respeitamos", disse, salientando: "Não percebo as razões dessa decisão".

"Não conheço as razões do Presidente da República. Mas os factos são que existe uma maioria no Parlamento, estável, que funciona, que está disponível para apoiar um Governo e o seu programa", sublinhou.

Embora contestando a decisão tomada por Jorge Sampaio, o vice-presidente da bancada social-democrata mostrou-se confiante que, nas próximas eleições, "os portugueses saberão reconhecer os méritos do PSD".
Continue a ler esta notícia