Medicamentos falsos à venda na internet - TVI

Medicamentos falsos à venda na internet

medicamentos

A Comissão Europeia lançou hoje um alerta sobre o crescente número de medicamentos falsos à venda na Internet, apontando como mais recente exemplo a comercialização «em diversos sites» de uma falsificação de um remédio contra a obesidade.

«Estou muito preocupado com o número crescente de medicamentos contrafeitos vendidos através da Internet», afirmou Gunter Verheugen, comissário europeu com a pasta das Empresas e Indústria, citado num comunicado divulgado em Bruxelas.

O comunicado reporta-se a falsificações do «Rimonabant» - um medicamento para tratar a obesidade e ajudar a deixar de fumar -, cuja venda ainda não foi autorizada na União Europeia, estando a sua aprovação pendente da avaliação em curso pelo comité científico da Agência Europeia dos Medicamentos (EMEA).

Sublinhando que a venda de medicamentos falsos «representa um perigo real para a saúde dos pacientes», além de lesar a indústria farmacêutica, Verheugen, vice-presidente do executivo, acrescenta que «a Comissão está a trabalhar com parceiros europeus e internacionais para fazer o possível por garantir o respeito e cumprimento dos métodos legais de comercialização de medicamentos».

A Comissão indica que, num levantamento recente feito pelos Estados-membros, foram identificados 170 medicamentos contrafeitos nos canais de distribuição ilegal, ao longo dos últimos cinco anos, sendo que «esta comercialização ilegal ocorreu muitas vezes através da Internet».
Continue a ler esta notícia