Ministro das Obras Públicas promete novo aeroporto pronto em 2015 - TVI

Ministro das Obras Públicas promete novo aeroporto pronto em 2015

Mário Lino

O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, garante que as obras do novo aeroporto de Lisboa e da Alta Velocidade arrancam nesta legislatura. Assim, a OTA deverá ter o aeroporto concluído em 2015.

À margem da apresentação do Programa de Investimento em Infra-estruturas Prioritárias (PIIP), o ministro da tutela garantiu que, apesar do programa apenas prever 1.500 milhões de euros de investimento na Alta Velocidade e 6 50 milhões no novo aeroporto, as obras previstas para os projectos nesta legislatura não se resumem a estudos.

«Este plano de investimento não é todo o que se vai fazer, é o que consideramos prioritário», explicou, acrescentando que «a Alta Velocidade e o novo aeroporto vão arrancar nesta legislatura, está inscrito no Programa do Governo e foi anunciado, afectámos dinheiro aos projectos, mas só estarão prontos daqui a 10 anos».

Questionado sobre se, até 2009, estava prevista apenas a preparação do terreno, o ministro adiantou que «a preparação de terrenos já é obras. A meta é ter o aeroporto pronto em 2015. Para isso é preciso que até 2009 já estejamos no terreno, além de estudos e projectos, haja expropriações, haja movimentações de terra, haja o início da construção das infra-estruturas, para que nos quatro anos a seguir se avance com as obras, e depois mais dois anos para acabar».

O projecto do aeroporto será «essencialmente desenvolvido pelo sector privado. Eu posso ter uma ideia da programação das obras, mas ela vai depender muito do que o operador privado queira decidir. Há grandes interessados em construir e gerir o aeroporto, portanto a programação tem de ser essencialmente traçada por eles», disse ainda Mário Lino.

Na Alta Velocidade, «quer a linha Lisboa-Porto, quer Lisboa-Madrid, vão-se iniciar nesta legislatura, vão-se afectar recursos, também começa com estudos e projectos de execução, movimentações de terra, construção de infra-estruturas, etc». Questionado sobre a linha Vigo-Porto, o ministro garantiu que «também» está incluída no projecto.

Sobre a ligação por auto-estrada para Bragança, o ministro não quis adiantar previsões de conclusão, mas afirmou que a ideia é estar «pronta ou quase pronta nesta legislatura».

Do programa consta também, no domínio das obras públicas, a conclusão da CRIL.

Nesta via, existe actualmente um «problema ambiental que está por resolver. Está em estudo uma solução que resolva os impedimentos que o Ministério do Ambiente e o IPPAR colocaram por causa deste troço final. Estamos a estudar a melhor solução técnica para o problema e vai ser lançado concurso o mais brevemente possível».
Continue a ler esta notícia