NASA vai medir camada de neve polar árctica - TVI

NASA vai medir camada de neve polar árctica

NASA

Um avião radar da agência espacial norte-americana NASA partirá nos próximos dias para o Árctico com a missão de medir, a baixa altitude, a espessura da neve que cobre a camada de gelo na região.

«A ideia é fazer medições da camada de neve, que constitui o principal isolante da plataforma de gelo», disse hoje aos jornalistas Mark Hess, porta-voz do Centro de Voos Espaciais Goddard, da NASA.

Embora todos os anos se realizem voos deste tipo, a missão decorre desta vez depois de informações sobre uma retracção do gelo polar, devida aparentemente ao aquecimento global e que se intensifica nos meses de Verão boreal.

Também há informações sobre uma redução da camada de gelo antárctica e uma aceleração da deslocação dos glaciares da Gronelândia, que vertem no Atlântico.

Segundo os cientistas, a camada de neve é especialmente importante para os habitantes do Árctico, nomeadamente os ursos polares.

A temperatura debaixo da camada de neve raramente desce ao ponto de congelação e os ursos polares formam uma camada isolante com a neve que envolve o seu corpo e os protege dos gélidos ventos árcticos.

Mas se começar a reduzir-se a camada de neve sobre a plataforma de gelo, os ursos polares podem não conseguir construir os seus abrigos.

O avião, equipado com um radar especial, medirá a profundidade da camada de neve para confirmar observações da sua evolução realizadas através de satélites, segundo fontes da NASA.

Com voos previstos para a próxima semana, a uma altitude de cerca de 200 metros (3.000 pés), o avião está equipado com instrumentos que utilizarão uma espécie de sonar para medir a altura da neve desde a base.
Continue a ler esta notícia