Obras do metro do Porto param até nova decisão do Governo - TVI

Obras do metro do Porto param até nova decisão do Governo

Governo retira poderes à Metro do Porto

Os administradores da Metro do Porto foram surpreendidos pela publicação, em «Diário da República», de um despacho governamental que retira poder de decisão à Comissão Executiva da empresa e anuncia a criação de um grupo de trabalho para estudar a situação da empreitada, noticia o «Jornal de Notícias».

Relacionados
O objectivo passa por «propor ao Governo alterações legislativas e estatutárias indispensáveis à reposição do equilíbrio operacional e financeiro do projecto».

O despacho conjunto dos ministros das Obras Públicas e Transportes, Mário Lino, e das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, determina o congelamento da segunda fase da rede (incluem-se obras como a linha de Gondomar, a segunda linha para a Gaia e a linha da Boavista) até à conclusão da análise do grupo de trabalho. Os novos projectos ficam suspensos por tempo indeterminado o despacho não estipula prazos para o estudo. O próprio Governo fica impedido de tomar qualquer decisão que implique «despesa adicional» para o projecto.

A reunião do Conselho de Administração marcada para amanhã será decisiva para o futuro da empresa, nomeadamente no que diz respeito à continuidade dos respectivos membros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados