Mário Lino quer avançar novo estudo para Metro no Porto - TVI

Mário Lino quer avançar novo estudo para Metro no Porto

Mário Lino 1

O projecto do Metro na cidade do Porto vai avançar, mas sujeito a um novo estudo. Esta é a convicção do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, depois de ter sido ouvido na comissão parlamentar a propósito das obras no Metro do Porto decorrida, hoje, na Assembleia da República.

Apesar das críticas feitas à administração, no que diz respeito às derrapagens financeiras da obra, o ministro quer dar despacho ao desenvolvimento do projecto, defendendo que «não há razão dolosa ou criminal por parte do conselho de administração do Metro do Porto mas, sim, alguns procedimentos exagerados, como por exemplo, as obras da rotunda da Boa Vista.»

Em relação à proposta do PSD, feita pelo líder do partido, Luís Marques Mendes, de que as obras públicas com mais de 50 milhões de euros de orçamento deveriam ter uma comissão de acompanhamento, Mário Lino afirmou que, antes de tomar posição, «é preciso ver a proposta» dos sociais-democratas.

Em resposta aos que estão contra a criação da comissão de acompanhamento, lembrou ainda que «a apreciação dos projectos é já feita por empresas de grande competência, conhecimento e experiência, a sua fundamentação técnica está assegurada».

«O Metro do Porto é a obra com o investimento mais rápido, a nível mundial, logo terá um reflexo a nível dos tarifários», concluiu o ministro, deixando antever que o preço dos bilhetes será actualizado em alta.

Recorde-se que o investimento da obra foi avaliado em 600 milhões de euros e que o investimento global previsto no Programa de Investimentos em Infra-estruturas Prioritárias (PIIP) é de 25 mil milhões de euros, sendo 46,6% (11,6 milhões de euros) assegurado por investimento público e o restante pelo sector privado e por parcerias público-privadas.
Continue a ler esta notícia