OPEP confirma redução em um milhão de barris - TVI

OPEP confirma redução em um milhão de barris

A Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPE) confirmou a retirar do mercado um milhão de barris diários, que tinham sido adicionados à quota de extracção no início de Novembro, de forma a evitar uma nova quebra nos preços do barril de referência para a organização.

O ministro do Petróleo saudita Ali Naimi afirmou que a redução será implementada a partir do dia 1 de Janeiro de 2005. O mesmo acrescentou aos jornalistas presentes no encontro do cartel, a ter lugar no Cairo, que os países membros da OPEP voltam a reunir-se no final de Dezembro para discutir os efeitos da decisão nos preços nos mercados internacionais.

Refira-se que em na última reunião da OPEP, que teve lugar a 15 de Setembro, ficou estabelecido um aumento em um milhão de barris diários para um total de 27 milhões no início do mês de Novembro. Desde então, os preços do petróleo atingiram novos máximos, com o barril de referência da OPEP a atingir os 46,61 dólares a 21 de Outubro. No passado dia 8 de Dezembro, o preço do barril de referência do cartel estava nos 33,78 dólares, o que revela uma quebra de 27,5% desde o máximo de Outubro.
Continue a ler esta notícia