Ozono atinge níveis perigosos na Grande Lisboa - TVI

Ozono atinge níveis perigosos na Grande Lisboa

Calor: Seis distritos em alerta laranja

O limiar de concentração de ozono a partir do qual são possíveis efeitos sobre a saúde foi hoje ultrapassado nos concelhos de Almada, Lisboa, Loures, Odivelas e Sintra, informaram as autoridades.

Segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) de Lisboa e Vale do Tejo (LVT), a concentração de ozono nestes concelhos ultrapassou hoje à tarde o valor de 180 microgramas por metro cúbico (mg/m3), definido como o limiar de informação ao público para este poluente.

A CCDR informa ainda que, entre a 13:00 e as 14:00, as concentrações de ozono atingiram níveis de 206 mg/m3 na freguesia dos Olivais, 182 mg/m3 na do Beato e 193 mg/m3 na do Restelo.

No concelho de Sintra, os valores medidos pelas estações de monitorização da qualidade do ar da CCDR indicam uma concentração de 183 mg/m3 em Mem Martins, entre as 13:00 e as 14:00 de hoje, refere a Lusa.

No concelho de Almada, e no mesmo período, a concentração do gás poluente atingiu os 185 mg/m3 no Laranjeiro, enquanto no concelho de Loures se registaram níveis de 188 mg/m3 na área central da cidade.

No concelho de Odivelas, os níveis de ozono atingiram os 183 mg/m3 na Ramada.

Com estes valores de concentração, o ozono pode provocar alguns efeitos na saúde humana, especialmente em grupos da população mais sensíveis, tais como crianças, idosos, asmáticos e alérgicos, entre outros.

A CCDRLVT adverte que a exposição a este poluente afecta essencialmente as mucosas oculares e respiratórias, podendo o seu efeito manifestar-se através de sintomas como tosse, dores de cabeça e dores no peito.

Enquanto se mantiverem as concentrações elevadas deste gás poluente, a CCDRLVT recomenda que os grupos de população mais sensíveis reduzam ao mínimo a actividade física intensa ao ar livre e evitem a permanência no exterior durante o período da tarde.
Continue a ler esta notícia