Patrões querem menos impostos já em 2007 - TVI

Patrões querem menos impostos já em 2007

Patrões querem menos impostos já em 2007

Associação Industrial portuguesa defende a redução da carga fiscal sobre as empresas.

O presidente da Associação Industrial Portuguesa (AIP), Jorge Rocha de Matos, defendeu hoje a redução, em 2007, da carga fiscal sobre as pequenas e médias empresas (PME) portuguesas para que se redimensionem e sejam mais competitivas.

«É essencial que o Governo dê um sinal positivo às PME em matéria de competitividade fiscal para que possam redimensionar-se, inovar e apostar em mercados externos», disse o dirigente associativo, num encontro com jornalistas para apresentação do «Dia da Libertação dos Impostos» de 2006.

A AIP celebra hoje o primeiro dia livre de impostos para os portugueses, mas este ano em parceria com a Universidade Nova de Lisboa.

Segundo dados da AIP e da Universidade Nova, hoje é o primeiro dia em que os portugueses estão finalmente a trabalhar para si próprios, tendo completado 137 dias em que o seu rendimento serviu apenas para os pagamentos de IRS, IRC, IVA, contribuições sociais e outros impostos.

Este ano os portugueses têm de trabalhar, em média, mais três dias do que em 2005 para conseguir o rendimento suficiente para cumprir as obrigações fiscais do ano, segundo dados da Universidade Nova e da Associação Industrial Portuguesa (AIP).

Desta forma, o Dia da Libertação dos Impostos surge três dias mais tarde no calendário do que aconteceu em 2005.

Este indicador foi apresentado pela primeira vez em Portugal no ano passado, com o objectivo de relançar o debate sobre a competitividade fiscal, afirmaram, na altura, os responsáveis da AIP.
Continue a ler esta notícia