Patronato europeu insta BCE a não aumentar taxas de juro - TVI

Patronato europeu insta BCE a não aumentar taxas de juro

taxas de juro

A UNICE, a organização patronal europeia, instou hoje o Banco Central Europeu (BCE) a não aumentar as taxas de juro da Zona Euro, onde «a retoma é travada por sérios ventos contrários», noticia a agência «Lusa».

«Com a inflação ainda moderada e riscos para o crescimento orientados predominantemente para a baixa, o BCE deveria manter todas as opções em aberto», considera a UNICE nas suas Perspectivas económicas de Outono, hoje divulgadas.

A federação das organizações patronais europeia reviu em baixa as previsões de crescimento para a zona euro avançadas em Abril para 2005 e 2006.

Prevê para este ano um crescimento de 1,3%, contra 1,8% na Primavera, e de 1,8% em 2006, contra 2,1%.

Crescimento em baixa, inflação e desemprego em alta face às últimas previsões: «a retoma na Europa é travada por sérios ventos contrários», comenta o relatório da UNICE.

Para o conjunto da União Europeia (UE-25), a UNICE reviu também em baixa o seu prognóstico de crescimento a 1,6% para este ano contra 2,2%, e a 2,1% em 2006, em vez de 2,4%.

«Uma modesta melhoria do crescimento é ainda esperada, mas existe um forte risco» de que não se realiza, indica o relatório.

Para a inflação a UNICE espera para a zona euro uma taxa de 2,2% em 2005 como em 2006, em alta respectivamente de 0,2 e 0,3 pontos em relação às suas previsões de Primavera. Este aumento explica-se pela subida dos preços petrolíferos.

A situação do desemprego na Zona Euro deverá melhorar ligeiramente em 2006, com uma taxa a 8,8% da população activa, contra 9,1% em 2005, segundo a UNICE. Mas a organização patronal previa anteriormente números melhores, respectivamente 8,6 e 9%.

«Uma melhoria na situação do emprego constitui um factor chave para restaurar a confiança dos consumidores», nota o relatório, quando a fraqueza do consumo interno, nomeadamente na Alemanha - primeira economia da zona euro - é uma das causas da atonia do crescimento.

As perspectivas de crescimento da UNICRE são baseadas num inquérito junto dos seus membros.
Continue a ler esta notícia