Petróleo alivia com EUA a oferecer-se para restabelecer reservas - TVI

Petróleo alivia com EUA a oferecer-se para restabelecer reservas

  • Redação
  • Alexandra de Almeida Ferreira
  • 31 ago 2005, 17:35
Petróleo

O petróleo aliviou dos máximos a que tem estado a negociar, depois do Governo norte-americano se ter disponibilizado para emprestar crude para restabelecer o «output» nos níveis habituais, antes da passagem do furacão Katrina pelo Golfo do México.

Relacionados
Apesar do preço ter reagido de forma positiva à notícia, a oferta de Washington não faz face ao verdadeiro problema, que é o da escassez, que lembra a crise petrolífera dos anos 70 e deverá continuar a pressionar o preço durante os próximos meses. Alguns analistas dizem mesmo que o crude poderá chegar aos 80 dólares, se se verificar que o impacto do Katrina será semelhante ao do Ivan, ou seja, que serão precisos seis meses para restabelecer os normais níveis de produção.

Apesar dos actuais mecanismos de defesa das economias no que diz respeito ao controlo da inflação, este poderá ser um momento mais difícil de ultrapassar do que as crises anteriores, já que nunca se registou tanta pressão do lado do consumo.

Segundo os analistas, a medida de Washington não responde ao principal problema: quanto da capacidade de refinação foi perdida com a passagem do furacão.

O petróleo está a negociar nos 69,80 dólares por barril, menos 1,05 dólares que o máximo registado ontem ao final do dia e o crude da referência Brent recuou para os 67,54 dólares por barril.
Continue a ler esta notícia

Relacionados