Portugueses gastam em média 46 euros por dia nas férias - TVI

Portugueses gastam em média 46 euros por dia nas férias

Praia no Algarve

Em tempo de crise, os portugueses continuam a fazer férias, mas cá dentro, embora a principal razão das viagens continuem a ser os negócios.

Relacionados
Assim, no total, negócios e lazer, quase 90% dos residentes viajou dentro do país, no primeiro trimestre.

As restantes deslocações ao estrangeiro ocupam 13,2% dos destinos eleitos, segundo revelam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Destas, cerca de 47% ocorreram por motivos profissionais e de negócios, 39,3% por lazer, recreio e férias e 13,7% em visita a familiares e amigos, traduzindo um aumento da importância relativa das viagens ao estrangeiro por motivos profissionais e de negócios, face ao verificado nos dois anos anteriores.

O mês de Fevereiro concentrou 36,7% do total das viagens, Março 33,6% e Janeiro 29,7%.

Quanto ao meio de transporte preferido para viajar dentro do país, destaca-se o automóvel que foi utilizado em 69% das viagens, o autocarro em 14,4% e o avião em 11,6%. Já nas deslocações ao estrangeiro, o transporte aéreo representou 63% do total, tendo sido a opção predominante nas deslocações profissionais (82,7% do total do motivo).

De referir que as deslocações de lazer, recreio e férias representaram em média 1,9 viagens por turista, com uma duração média de 3,4 noites, correspondendo a uma despesa média diária de 45,6 euros.



Quanto à forma como preparam as viagens, cerca de metade (49,4%) ocorreram sem qualquer tipo de marcação, 44,2% foram organizadas directamente pelo turista e apenas 6,4% beneficiaram do recurso a agências de viagens ou operadores turísticos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados