Portugueses gastam menos 4% nas compras para a casa - TVI

Portugueses gastam menos 4% nas compras para a casa

supermercado 5

O valor que as famílias portuguesas gastam nas compras em hipermercados, supermercados e lojas de desconto (a chamada distribuição moderna), caiu 4% na primeira metade deste ano. Segundo um estudo da Marktest, o número de artigos comprados aumentou, apesar de ter sido gasto menos dinheiro.

O carrinho de compras das famílias portuguesas levou em média 14 artigos por compra. O valor mais alto foi atingido pelos hipermercados, onde as compras em média atingiram os 23 artigos por compra. Nos supermercados, este indicador desce para menos de metade, pois as famílias levaram em média 10 artigos, por ida às compras. Nas lojas discount o número médio de artigos por compras foi 17.

A Marktest diz ainda que as famílias portuguesas foram cerca de sete vezes por mês às compras a supermercados, três vezes a hipermercados e quatro a lojas discount. Em cada compra, levaram-se para casa menos artigos, mas como as idas às compras aumentaram, no final, acabou por se comprar mais.

Se observarmos a totalidade de artigos adquiridos pelas famílias neste período em produtos de consumo corrente para o lar na distribuição moderna, 42,7% foram adquiridos em supermercados. Um valor consideravelmente superior aos 29,6% adquiridos em lojas discount ou 25,5% em hipermercados.

O Sábado é, definitivamente, o dia da semana em que o negócio corre de feição, com cada carrinho de compras a sair das caixas carregado, em média, com 16 artigos.

Em comparação com o semestre anterior, verifica-se que o número médio de artigos por carrinho de compras das famílias reduziu em média, independentemente do dia da semana, cerca de 1 artigo por carrinho.

Hipermercados com maior quebra de compras

Se observarmos o número de vezes que, em média, as famílias foram às compras, verificamos que existiu um aumento de idas às compras neste primeiro semestre comparativamente com o último de 2004. Em média e em cada mês, as famílias foram mais uma vez às compras a lojas discount e a Supermercados. Isto é, compraram, em média, um menor número de artigos por compra, mas foram às compras mais vezes em cada mês.

O hipermercado continua a ser a loja onde as famílias levam um maior volume de artigos por compra, mas o carrinho de compras nas lojas discount apresenta uma tendência a aumentar o número médio de artigos por compra, ao contrário do que acontece com os hipermercados e supermercados.



Comparativamente com o semestre anterior, os hipermercados são as lojas que apresentaram um decréscimo mais acentuado neste indicador, em média, 2 artigos por carrinho de compra. Contudo, continuam a ser o tipo de loja onde o carrinho de compras das famílias é, consideravelmente, mais volumoso em número médio de artigos adquiridos por compra do que nos outros tipos de loja aqui em análise.
Continue a ler esta notícia