Portugueses investem 209 milhões no Brasil em apenas 10 meses - TVI

Portugueses investem 209 milhões no Brasil em apenas 10 meses

Brasil e Portugal

Os investimentos directos portugueses no Brasil nos dez primeiros meses deste ano aumentaram 43,8 por cento face ao período homólogo de 2005 para 269 milhões de dólares (209 milhões de euros), segundo dados do Banco Central (BC), citados pela «Lusa».

Relacionados
Só na área dos serviços, o investimento foi de 101 milhões de dólares. Na agricultura e extracção mineral foram aplicados 96 milhões de dólares e 12 milhões de dólares foram para a indústria. Os outros 60 milhões de dólares referem-se a operações de menor porte, não discriminadas pelo BC.

Em Outubro, os investimentos oriundos de Portugal totalizaram 11 milhões de dólares (8,5 milhões de euros), sendo cinco milhões de dólares aplicados através de pequenas operações que não foram detalhadas.

Outros cinco milhões de dólares foram investidos na área de serviços, nomeadamente pela HRO Empreendimentos no segmento imobiliário (dois milhões de dólares), pela TDSP Participações, que presta serviços a empresas (dois milhões de dólares) e pela Belomar Incorporadora (um milhão de dólares), no sector da construção.

Houve ainda um investimento no valor de um milhão de dólares no sector agrícola pela TAVFER Agronegócios.

O grupo SAG, do sector de automóveis, continua a ser um dos maiores investidores, com 45 milhões de dólares (35 milhões de euros) aplicados no Brasil.

Os dados do BC apontam ainda como grande investidor português este ano a Bradespar, holding criada em 2000 a partir de participações não financeiras que o banco Bradesco possuía e que, em virtude de legislação, deveria retirar do controlo da instituição financeira.

O BC registou investimentos originários de Portugal este ano da Bradespar no valor de 95 milhões de dólares (74 milhões de euros).

Segundo o ICEP, entretanto, a holding não pode ser considerada investidor português, ainda que o BES Investimento do Brasil tenha uma posição de 19,8 por cento na Bradespar e de sete por cento no capital do Bradesco.

Nos dados do Banco Central do Brasil referentes aos investimentos portugueses deste ano merece destaque também um retorno de investimento da Portugal Telecom no valor de 140 milhões de dólares (109 milhões de euros).

Portugal é 13º maior investidor no Brasil

Portugal está em 13º lugar no ranking dos maiores investidores estrangeiros do Brasil em 2006 e responde por 1,7% do total de recursos externos que entraram no país.

Nos primeiros lugares encontram-se os Estados Unidos (3,6 mil milhões de dólares), Países Baixos (2,2 mil milhões de dólares), Ilhas Cayman (1,9 mil milhões de dólares), Espanha (1,2 mil milhões de dólares) e Canadá (1.000 milhões de dólares).

No mês passado, o Brasil recebeu 1.722 milhões de dólares (1.342 milhões de euros) de investimento directo estrangeiro (IDE).

O resultado a ser alcançado este ano deve ficar, entretanto, abaixo da estimativa do BC de entrada de 18.000 milhões de dólares em investimentos.

De Janeiro a Outubro, o ingresso de IDE no Brasil totalizou 13,6 mil milhões de dólares (10,6 mil milhões de euros).
Continue a ler esta notícia

Relacionados