Portugueses obtêm informação sobre seguros junto do mediador - TVI

Portugueses obtêm informação sobre seguros junto do mediador

Seguros automóveis deverão baixar em 2007

A maioria dos portugueses que possuem pelo menos um seguro recorrem ao mediador para obter informações sobre estes. O contacto directo com a companhia de seguros também é muito frequente, segundo os resultados do estudo Basef Seguros da Marktest.

Relacionados
Os primeiros resultados indicam que 2,8 milhões de portugueses a partir dos 15 anos recorrem a um mediador de seguros para obter informações sobre estes produtos financeiros. Este é o canal mais utilizado, a quem recorrem 39,5 por cento dos possuidores de seguros.

A deslocação à companhia de seguros é a segunda forma mais referida para obter informações sobre seguros, com 38,2% das respostas. Os amigos e familiares surgem na terceira posição, referidos por 27,4% dos possuidores de seguros. Na quarta e quinta posições estão o telefonar para a companhia de seguros, 18,9% e através dos meios de comunicação 16,4%.

O recurso à Internet para obtenção de informação sobre seguros abrange 14,6% dos possuidores destes produtos, estando à frente dos mailings da companhia (12,6%) e do banco (9,9%). Este é o canal que apresenta mais variações quando analisado o perfil dos que o utilizam.

A utilização da Internet para recolha de informação sobre seguros é substancialmente superior junto dos indivíduos mais jovens (33,6% dos segurados entre os 15 e os 24 anos utiliza-o), entre os residentes na região da Grande Lisboa (19,1%), os indivíduos das classes sociais alta e média alta (25,1%), os quadros médios e superiores (30,1%) e os estudantes (36,3%).

Para estes últimos, a Internet é o principal meio utilizado para obter informações sobre seguros, um dado muito relevante dado que estes indivíduos têm uma média etária baixa e uma esperança de vida maior, o que significa que constituem um dos mercados com maior longevidade para as companhias de seguros.

Para os jovens dos 15 aos 24 anos (a maioria, estudantes), a Internet é o segundo meio de obtenção de informações sobre seguros e para os quadros médios e superiores este é o terceiro meio.
Continue a ler esta notícia

Relacionados