Preço do ouro atinge nível mais elevado dos últimos 25 anos - TVI

Preço do ouro atinge nível mais elevado dos últimos 25 anos

Dinheiro2

O preço do ouro atingiu hoje o nível mais elevado em 25 anos, a ser impulsionado por especulações que dão conta que a China pode reforçar as reservas de metal amarelo.

A onça de ouro subiu para 544,60 dólares no London Bullion Market, mais de 4,65 dólares face ao valor de fecho da sessão da passada sexta-feira.

Com estes valores, o preço do ouro ultrapassa assim o seu pico de Dezembro de 2005, ao bater nos 541 dólares, e

estabelece-se ao mais alto nível desde Janeiro de 1981.

Em 2005, o ouro subiu 18%, com os analistas a atribuírem a nova progressão a informações positivas provenientes da China.

Além da solidez do crescimento económico chinês (mais de 10% em 2004), que promete um forte consumo de ouro neste país, o mercado julga que o ouro poderá em breve beneficiar de uma diversificação das reservas monetárias de Pequim.

Com efeito, o Banco Central de China deixou entender a semana passada que exploraria novas formas de gerir as suas reservas, o que levou o mercado a pensar que a China poderia virar as costas ao dólar e preferi-lhe outras aplicações como o ouro.

As reservas de ouro da China, avaliadas a um pouco mais de 1% das suas reservas totais, são bem inferiores à média internacional de cerca de 10%, segundo analistas.
Continue a ler esta notícia