Produção interna de energia é «tarefa básica» dos portugueses - TVI

Produção interna de energia é «tarefa básica» dos portugueses

energia

O presidente do Montepio Geral e ex-governador do Banco de Portugal, José da Silva Lopes, considerou hoje como «tarefa básica dos portugueses» a produção interna de energia.

Relacionados
Ao discursar durante um almoço com associados das câmaras de comércio Luso-Francesa, Lusa-Alemã, Luso-Britânica e Portugal-Holanda, situou a produção de energia como uma possibilidade de a economia portuguesa avançar na substituição de importações.

Para Silva Lopes, no actual contexto, só há duas formas de fazer crescer a economia, a saber, através de aumentos de produtividade ou da substituição de importações.

Do lado destas, entre o pouco que se pode fazer, dada a quase impossibilidade de recorrer a instrumentos proteccionistas e a impossibilidade de desvalorizar a moeda, está «alguma coisa na energia».

A este propósito, considerou que «Portugal já devia estar a discutir a [produção de] energia nuclear», mesmo confessando-se sem posição quanto a esta fonte energética.

Outras possibilidades enunciadas foram a elaboração de uma política de poupança de energia e a exploração da possibilidade de novas produções hídricas.

Não obstante, salientou que a prioridade é o aumento das exportações e da produtividade da economia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados