Qimonda lança nova fábrica em Vila do Conde e quer mais três - TVI

Qimonda lança nova fábrica em Vila do Conde e quer mais três

Quimonda

(Notícia actualizada)

Relacionados
A Qimonda apresentou esta segunda-feira o seu novo projecto de investimento em Vila do Conde: uma unidade de células solares, com um investimento de 70 milhões de euros numa primeira fase. Mas a unidade nacional do grupo multinacional não pretende ficar por aqui e quer construir mais três fábricas na região.

O projecto agora apresentado deverá ser alargado numa segunda fase, com um investimento de mais 30 milhões de euros, aumentando a capacidade de produção para 250 megawatts. Quando estiverem todas as quatro unidades em funcionamento, a produção de células solares deverá representar um gigawatt anual.

Com esta segunda fase serão criados mais 70 postos de trabalho, num total de 150.

A Qimonda Portugal é «a maior fábrica europeia de montagem e teste de produtos de memória e líder das exportações nacionais em 2007».

A produção de semicondutores, nomeadamente de memórias DRAM, é destinada a computadores, servidores e outros terminais digitais, como leitores de MP3, telemóveis, câmaras fotográficas digitais e consolas de jogos, entre outros.

A Qimonda é uma multinacional que actua na produção de semicondutores. A empresa possui cinco unidades de fabrico e seis laboratórios de Investigação & Desenvolvimento em três continentes, tendo gerado um volume global de vendas de 3,61 mil milhões de euros durante o seu ano fiscal de 2007.

A Qimonda AG produz semicondutores para uma enorme variedade de aplicações, através de tecnologia de baixo consumo e alto rendimento.

A apresentação do novo projecto de investimento contou com a presença do primeiro-ministro, José Sócrates, e do ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho.
Continue a ler esta notícia

Relacionados