Rádios europeias concorrem em Lisboa ao prémio Urti 2005 - TVI

Rádios europeias concorrem em Lisboa ao prémio Urti 2005

Fones

O júri internacional do Grande Prémio Rádio da URTI, uma organização de rádio e televisão que desde 1949 agrupa estações de dezenas de países, na sua maioria da Europa e África, entre as quais a RDP e a RTP, está reunido em Lisboa, refere a RTP em comunicado.

O presidente do júri da edição de 2005 é João Pereira Bastos, ex-director da Antena 2. O júri integra também representantes de estações de serviço público de Espanha, França, Itália, Hungria, Bélgica, Roménia, Egipto, Marrocos, Argélia e Senegal.

O tema da edição de 2005 é «Cantos de Mulher» e são 34 os programas que se apresentam a concurso, de acordo com o mesmo comunicado.

Este ano, a RDP concorre com um programa de Pedro Coelho, produzido para a Antena 2 e que aborda a vida da cantora lírica portuguesa Natália de Andrade.

A RDP ganhou o 2º prémio em 2003 com um programa intitulado «Nas Asas de Sergiu Demian», produzido em Faro.

Além de organizar ateliers de formação profissional e de co-produção euro-africana, a Universidade da Rádio e Televisão Internacional tem dedicado especial atenção aos temas da integração dos imigrantes nas sociedades de acolhimento, da aproximação cultural entre a Europa do Sul e o Mundo Árabe, e também às questões ambientais.
Continue a ler esta notícia