Reembolsos de IRS da 1ª fase todos emitidos - TVI

Reembolsos de IRS da 1ª fase todos emitidos

[Arquivo]

A emissão dos reembolsos de IRS relativos à primeira fase (que abrange apenas os contribuintes com rendimentos de trabalho dependente e/ou pensões), está já em fase de conclusão, embora o prazo legal de pagamento só termine a 31 de Agosto.

Relacionados
De acordo com um comunicado do Ministério das Finanças, «já foram emitidos todos os reembolsos, cerca de 1,277 milhões, no montante de 909 milhões de euros, relativos a contribuintes que indicaram o seu Número de Identificação Bancária (NIB) para pagamento por transferência bancária».

«No corrente ano, na sequência do que foi oportunamente divulgado (tendo inclusive sido enviados 2.514.771 e-mails convidando os contribuintes a comunicarem o seu NIB), foi dada prioridade à emissão dos reembolsos relativos a contribuintes que indicaram esse dado», acrescentam as Finanças.



Findo o período expectável para a comunicação dos NIB, os reembolsos relativos à primeira fase serão pagos através de cheque, para os contribuintes que não o indicaram, e começarão a ser emitidos no próximo dia 8 de Agosto, «prevendo-se a conclusão do processo muito antes do termo do prazo legalmente estabelecido para o efeito».

O Fisco avisa que já se iniciou também o processamento de reembolsos relativos à segunda fase, tendo sido emitidos 86.204 reembolsos no montante de 80 milhões de euros, para os contribuintes que indicaram o seu NIB.

Refira-se que o termo do prazo legalmente estabelecido para que a administração fiscal proceda ao pagamento dos reembolsos da segunda fase está fixado em 30 de Setembro.

«A Direcção-geral dos Impostos continuará a privilegiar o pagamento de reembolsos por transferência bancária, apelando-se para que na declaração Modelo 3 do próximo ano seja indicado o NIB, ou, em qualquer momento, o mesmo seja comunicado através de um Serviço de Finanças ou da Página das Declarações Electrónicas».
Continue a ler esta notícia

Relacionados