REN injecta 24 milhões para inauguração de nova linha - TVI

REN injecta 24 milhões para inauguração de nova linha

REN

A REN (Redes Eléctricas Nacionais) inaugurou esta terça-feira a linha de transporte de electricidade entre Sines e Portimão, um investimento de 24 milhões de euros.

Relacionados
O objectivo é «reforçar o abastecimento de energia à região do Algarve», segundo o comunicado da empresa. Esta linha aérea de 400kV, tem um comprimento total de 97,8 km funcionará, provisoriamente, no nível de tensão de 150kV.

«A linha Sines-Portimão 3 foi construída para funcionar a 400kV. Contudo, numa fase intermédia da estrutura da Rede e da evolução dos consumos, funcionará integrada na rede de 150kV do Sul do país», adiantam.

De acordo com a REN, esta estratégia apresenta-se como o melhor compromisso do ponto de vista técnico, económico e ambiental, permitindo a médio prazo uma melhoria considerável das condições de alimentação à zona do Algarve, preparando, desde já, a satisfação dos valores crescentes dos consumos.

Face ao crescente aumento dos consumos na região do Algarve, a empresa gestora de redes de energia considerou que a actual estrutura da Rede Nacional de Transporte na região, baseada no escalão de 150kV, não se mostrava suficiente para assegurar a sua alimentação dentro dos padrões de qualidade e continuidade de serviço exigidos, sendo necessário um reforço da rede que inclua o nível de 400kV.

«Na medida em que o escalão de tensão de 400kV, tem uma capacidade de transporte três a seis vezes superior ao nível de 150kV, consoante as estruturas físicas adoptadas nas linhas, consegue-se garantir a médio prazo uma eficaz capacidade de abastecimento dos consumos, com menor número de linhas eléctricas aéreas, e, consequentemente, com uma menor ocupação territorial», acrescentam.

As acções da REN seguem a ganhar 0,27% para os 3,72 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados