Rumores dizem que Brisa pode ser alvo de OPA em breve - TVI

Rumores dizem que Brisa pode ser alvo de OPA em breve

Brisa

Grupo espanhol escusa-se a grandes comentários

Relacionados
Surgiram nas últimas horas rumores no mercado de que a Brisa pode ser alvo de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) em breve. A Abertis é a principal apontada.

A agência internacional «Thomson», especializada em notícias económicas e de negócios, refere que a Brisa está de volta ao cenário das fusões e aquisições (M&A). Analistas citados pela agência acreditam que o reforço de alguns accionistas pode ser um sinal de que a empresa está a ser cada vez mais olhada como possível alvo de OPA.

Na passada sexta-feira (dia 16), a Capital Group anunciou a venda de 2 por cento do capital da Brisa, depois de ter sido transaccionado um bloco de acções correspondente a quase 5% da empresa na terça-feira anterior (dia 13).

Estas movimentações estão a alimentar os rumores de que a empresa portuguesa perdeu a sua condição de «intocável» no cenário de M&A, adquirido graças à sua estabilidade accionista, situação que parece estar a alterar-se.

A australiana Babcock and Brown, que tinha já adquirido 10% da Brisa em Junho, foi inicialmente apontada como compradora dos tais 5% negociados no dia 13, mas os analistas apostam agora que quem está a reforçar no capital da Brisa é afinal a Abertis Infraestructuras.

Fontes do mercado referem que a Abertis vinha já reforçando a sua posição na Brisa depois da aquisição dos 10%, pelo que, a confirmar-se mais este reforço de 5% por parte do grupo espanhol, que é um dos gigantes de concessões rodoviárias, o mesmo deve deter por esta altura perto de 20% do capital da empresa portuguesa.

Contactada pela «Agência Financeira», fonte oficial da Abertis lembrou que «somos uma empresa cotada, qualquer operação dessas terá de ser comunicada antes à CNMV», regulador do mercado espanhol e recusou-se, por isso, a adiantar mais comentários.
Continue a ler esta notícia

Relacionados