Segurança Social com saldo de 716 milhões em 2006 - TVI

Segurança Social com saldo de 716 milhões em 2006

Segurança Social

A Segurança Social (SS) encerrou 2006 com um saldo orçamental de 715,8 milhões de euros, revelou o Tribunal de Contas (TC).

O relatório da instituição mostra, portanto, um crescimento de 140 por cento, mas a mesma alerta que os dados não são fidedignos.

Segundo o TC, o crescimento do saldo da SS deve-se ao facto de as receitas efectivas terem crescido 7,8% em termos homólogos, portanto acima das despesas, cujo crescimnto se ficou pelos 56%.

«Os dados financeiros disponibilizados pelo Sistema de Informação Financeira (SIF) da Segurança Social não oferecem segurança e fidedignidade», refere o TC, que aponta deficiências sobretudo na informação relativa às despesas com subsídios de doença e de desemprego e com o Rendimento Social de Inserção e também nos dados sobre as receitas provenientes das contribuições.

«Não havendo respeito pelo encerramento dos períodos contabilísticos, os valores da execução orçamental vão sendo modificados conforme decorrem os necessários acertos, alterando, relativamente a todos os meses em aberto, os respectivos montantes», pode ler-se no relatório.
Continue a ler esta notícia