Sindicato espera adesão elevada à greve de enfermeiros - TVI

Sindicato espera adesão elevada à greve de enfermeiros

Enfermeiros em greve, de Norte a Sul do país

Enfermeiros do Centro do País cumprem hoje um dia de greve e o sindicato que convoca a paralisação espera uma adesão superior à registada terça-feira na região Norte, que, segundo fonte sindical, se situou nos 70%.

«spero que se mantenham os níveis que registámos [na região Norte], de 70%no conjunto da manhã e tarde. Mas estamos confiantes que vai ser superior»disse à Agência «Lusa» Guadalupe Simões, da direcção do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

Os enfermeiros estão em greve em protesto contra as medidas governamentais para o sector, nomeadamente o aumento da idade de reforma dos 57 para os 65 anos e questões relativas à carreira daqueles profissionais de saúde.

Esta é a segunda de três greves regionais convocadas entre terça e quinta-feira pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e a segunda paralisação da classe em menos de dois meses.

Quinta-feira vão paralisar os enfermeiros do Sul do país e Regiões Autónomas.

Do programa divulgado para a região Centro constam duas visitas do coordenador nacional daquela estrutura sindical, José Carlos Martins, aos enfermeiros em greve no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra, na parte da manhã, e, de tarde, ao Hospital de Leiria.

Pelas 11:30 a direcção do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses promove uma conferência de imprensa à porta dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) para divulgar os números respeitantes à paralisação.
Continue a ler esta notícia