Sindicato quer direcção da Administração Pública independente do Governo - TVI

Sindicato quer direcção da Administração Pública independente do Governo

Diminuição de efectivos será de 10 mil por ano. Até Agosto saíram  cerca de seis mil

O Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) quer que a direcção da Administração Pública seja independente do Governo.

A proposta consta de um documento entregue ao Presidente da República e aos partidos com assento parlamentar.

Intitulado «Para uma melhor Administração», o documento propõe uma direcção independente para a Administração Pública, «dado que a direcção pelo Governo não traduz objectivos» e não acompanha a concretização dos mesmos.

Em comunicado, citado pela Lusa, o STE adianta que o objectivo do documento é esclarecer e apontar caminhos que são necessários para a revitalização da Administração Pública.

Neste sentido, o sindicato propõe também que sejam «reduzidos os gabinetes ministeriais às funções de staff do poder político» e que seja alterado o Estatuto do Pessoal Dirigente para aprofundar a independência da função, o controlo da actividade dos serviços e as condições de trabalho.

O acompanhamento periódico da Administração Pública e a elaboração de um relatório anual que seja a fotografia do estado do sector são as outras propostas incluídas no documento entregue hoje ao Presidente da República e aos partidos com assento parlamentar.

O STE justifica o documento com a actual situação que se vive na Administração Pública, visto o Governo «nunca ter negociado com as forças sindicais», limitando-se a promover «meras reuniões de pró-forma».
Continue a ler esta notícia