Sinergias com Internet podem beneficiar futuro das SMS - TVI

Sinergias com Internet podem beneficiar futuro das SMS

Telemóvel

O futuro sucesso das SMSs (Short Messaging System) poderá estar dependente de uma maior interacção e aproximação entre os operadores móveis e os principais players da Internet, de acordo com um estudo conjunto da LogicaCMG e da STL Research.

O estudo, realizado junto de 70 profissionais de topo da indústria das telecomunicações, mostra que num horizonte de cinco anos os serviços de mensagens móveis de sucesso pressuporão que os operadores e empresas de Internet trabalharão juntas para fornecerem serviços integrados, tirando partido dos pontos fortes das duas indústrias.

Quase dois terços (65%) dos inquiridos disseram que acreditam que a interoperabilidade com domínios na área do Instant Messaging na Internet, como o Yahoo! Messenger, o MSN Messenger, o GoogleTalk ou o AOL Instant Messenger será o maior factor de sucesso no Instant Messaging Móvel. Por outro lado, outros 28% acreditam que será a interoperabilidade entre SMS e MMS o factor crucial para uma introdução das Instant Messages Móveis e apenas 7,5% acreditam que o factor preço será o principal. Os inquiridos sublinharam que esta integração irá para além da perspectiva do consumidor/utilizador, devendo, inclusivamente, contemplar modelos de revenue share nos serviços oferecidos.

Já 50% dos inquiridos afirmaram que a combinação dos SMS com funcionalidades de presença e chat será a forma mais eficaz de aumentar a rentabilidade dos actuais serviços de mensagens, permitindo aos operadores oferecerem pacotes de tarifas com inclusão dos diversos serviços, com uma melhor segmentação de preço.

Em relação às tendências de futuro dos operadores móveis, 62% dos inquiridos disseram que o que vai diferenciar o operador de amanhã será a sua capacidade de fornecer ao utilizador final/cliente um total acesso a serviços de Internet, em qualquer lugar e em qualquer altura. A acrescentar aos tradicionais serviços de comunicação, deverá ser disponibilizada uma plataforma para segurança, gestão de identidades ou serviços de pagamento por telemóvel. Outros 27% disseram que a vantagem competitiva passará pela oferta de serviços person-to-person e person-to applications associados ao operador e apenas 7% sugeriram que os operadores mais tarde ou mais cedo irão afastar-se de uma oferta puramente baseada em serviços de comunicações para evoluírem para uma oferta baseada na distribuição de conteúdos.

Quando questionados sobre novas fontes de receitas para os operadores, 66% dos inquiridos acreditam que planos de serviços que incluam serviços de mensagens com descontos em retorno de publicidade serão efectivos, sendo que metade destes estão convencidos que este será uma das principais formas de aumentar os lucros.
Continue a ler esta notícia