Sócrates admite aumentar linha de crédito para Marrocos - TVI

Sócrates admite aumentar linha de crédito para Marrocos

Sócrates insiste que encerramento de maternidades é essencial

O primeiro-ministro admite aumentar a linha de crédito para investimentos em Marrocos.

O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou hoje que Portugal equaciona aumentar o valor global das actuais linhas de crédito concedidas para investimentos nacionais em Marrocos, que ascendem a 110 milhões de euros e estão quase esgotadas.

As declarações de José Sócrates foram proferidas no final de um almoço de trabalho, em São Bento, com o chefe do Governo de Marrocos, Driss Jetou, no qual também estiveram os ministros da Economia e da Inovação, Manuel Pinho, e das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino.

No ano passado, a 27 de Maio, durante uma visita do primeiro- ministro português a Marrocos, José Sócrates e Driss Jettou acordaram, em Agadir, desbloquear duas linhas de crédito para investimentos nacionais no valor de 110 milhões de euros.

«Essa linha de crédito está praticamente esgotada e estamos a ponderar aumentá-la», declarou José Sócrates, depois de sublinhar que «Marrocos e o Magreb são uma prioridade da política externa nacional por razões geo-estratégicas, mas também de ordem económica».

De acordo com fonte do executivo de Lisboa, a linha de crédito aberta para Marrocos ficou «praticamente esgotada» só com dois projectos de investimento em infraestruturas: a construção de uma linha de caminho de ferro entre Taourit e Nador, e o alargamento da auto-estrada entre Fez e Meknés.
Continue a ler esta notícia