Sócrates quer mais investimento alemão - TVI

Sócrates quer mais investimento alemão

Primeiro-ministro

O primeiro-ministro explicou hoje ao Governo da Baviera as reformas do Executivo para captar investimento.

O primeiro-ministro, José Sócrates, apresentou hoje ao líder do Governo do Estado alemão da Baviera, Edmund Stoiber, o conjunto de reformas em curso em Portugal para a captação de investimento estrangeiro no país.

De acordo com fonte do gabinete do primeiro-ministro português, durante a audiência com Edmund Stoiber, em São Bento e que durou cerca de uma hora, José Sócrates destacou o «impacto das reformas em curso no Estado Português, em particular nos sectores da justiça, segurança social e educação».

«O primeiro-ministro manifestou o interesse de Portugal em captar mais investimentos alemão», disse a mesma fonte no final do encontro, em que também estiveram presentes o ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho, e o presidente da Agência Portuguesa de Investimento (API), Basílio Horta.

De acordo com o gabinete do primeiro-ministro, três das maiores multinacionais sedeadas na Baviera tem investimentos relevantes em Portugal, caso da Siemens, da EPCOS (joint-venture germano-japonesa) e da Infineon.

Segundo os dados do executivo de Lisboa, os investimentos em Portugal daquelas três empresas de electrónica com sede na Baviera «são responsáveis por um quarto das exportações nacionais para a Alemanha».

Edmund Stoiber deslocou-se a Portugal para participar numa cerimónia em Vilamoura, quinta-feira, onde será anunciado o país organizador do Campeonato do Mundo de Esqui em 2011.
Continue a ler esta notícia