Suspender TGV implica perder 383 milhões de fundos comunitários - TVI

Suspender TGV implica perder 383 milhões de fundos comunitários

TGV

955 milhões de euros do QREN também já assegurados

Uma eventual suspensão do projecto de alta velocidade ferroviária, como pretendia a líder do PSD, Ferreira Leite, implica a perda de 383 milhões de euros de fundos comunitários. O valor é da RAVE, responsável pela alta velocidade, e citado pela Lusa.

Este é o valor que a Comissão Europeia atribuiu ao projecto português, no âmbito da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T), para o período 2007-2013, e que será perdido se não for aplicado.

Mas recorde-se que, também para o período 2007/2013, o projecto português tem assegurado o financiamento de 955 milhões de euros no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

De acordo com os dados da RAVE, o investimento previsto na alta velocidade ascende a 8,2 mil milhões de euros (3,8 mil milhões de euros para a linha Lisboa-Porto, 3 mil milhões para a linha Lisboa-Madrid, 0,8 mil milhões para o troço Braga-Valença da linha Porto-Vigo e 0,6 mil milhões para a sinalização).

Este é o investimento de Ferreira Leite prometeu riscar, caso venha a formar Governo.

O projecto será financiado em 36 por cento pelo Estado, em 45% por investidores privados e em 19% por fundos comunitários.

Como tudo será pago

O modelo de negócio do projecto prevê que o Estado comece a pagar a rede de alta velocidade em 2013, quando a linha entrar em funcionamento. No entanto, o Estado vai investir, a partir deste ano e até 2013, 137 milhões de euros no troço Poceirão-Caia, o primeiro lançado, e orçado em 1.450 milhões de euros.

Entre 2001 e 2007, a RAVE gastou 74,1 milhões de euros em estudos, de acordo com o relatório e contas da empresa.

Na linha Lisboa-Madrid, o contrato de concessão para a construção e exploração do troço Poceirão-Caia, o primeiro concurso lançado, deverá ser assinado em Setembro, enquanto o concurso para o troço Poceirão-Lisboa deverá ser lançado em Fevereiro.

Os concursos para os dois troços da linha Lisboa-Porto (Lisboa-Pombal e Pombal-Porto) serão lançados durante o primeiro semestre deste ano, enquanto que durante o segundo semestre será lançado o concurso para o troço Braga-Valença, segundo o calendário do Governo.

De acordo com o calendário do Governo, no primeiro semestre deste ano será lançado o concurso para a aquisição do material circulante (comboios), que terá uma duração de cerca de 18 meses.

Os prazos definidos pelo Governo português prevêem a entrada em funcionamento da linha Lisboa-Madrid em 2013 e da linha Lisboa-Porto em 2015.
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