Teixeira dos Santos cumpre défice orçamental de 6% em 2005 - TVI

Teixeira dos Santos cumpre défice orçamental de 6% em 2005

Teixeira dos Santos

O ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, acaba de anunciar que o valor do défice orçamental das Administrações Publicas em 2005 situou-se nos 6%, em linha com a última estimativa do Governo.

Recorde-se que a previsão de 6% do PIB foi estabelecida, ainda, pelo Executivo Socialista, desde o orçamento rectificativo de Junho, elaborado pelo ministro Correia de Campos, quando tutelou a pasta das Finanças.

Já Fernando Teixeira dos Santos comprometeu-se, perante Bruxelas, a um défice máximo de 6%, apesar da diminuição do crescimento da economia, que se fixou em 0,3% e não os 0,5% estimados.

O valor do défice orçamental foi apurado por uma equipa de técnicos do Ministério das Finanças, Banco de Portugal e Instituto Nacional de Estatística (INE).

O valor final do défice do ano anterior foi hoje transmitido ao Eurostat, já que o valor tem de ser divulgado duas vezes por ano, até ao final Março e de Setembro.

Teixeira dos Santos promete que para 2006 a meta para o défice também se mantém, 4,6%, apesar do crescimento esperado ter sido alterado de 1,4% para 1,1% aquando da elaboração do Orçamento para 2006.
Continue a ler esta notícia