Teixeira Duarte demite-se do órgão chefiado por Jardim Gonçalves - TVI

Teixeira Duarte demite-se do órgão chefiado por Jardim Gonçalves

Jardim Gonçalves

O líder das negociações de paz no BCP não quer estar ligado a um órgão que é visto como o bastião de Jardim Gonçalves no BCP.

Relacionados
Pedro Teixeira Duarte abandonou ontem o cargo que ocupava no conselho geral de supervisão do Millennium bcp para se concentrar nas negociações com os restantes accionistas do maior banco privado português, apurou o «Diário Económico» junto de fontes conhecedoras do processo.

O orgão presidido por Jorge Jardim Gonçalves ficou conotado como um reduto de poder do fundador do banco, e a saída de Pedro Teixeira Duarte liberta-o dessa imagem, aumentando a sua margem de manobra para falar com os accionistas que durante os meses que durou a batalha de poder dentro do banco estiveram do lado oposto da barricada. Além disso, este é um orgão que será extinto se vingar a estrutura de governação que se encontra actualmente em cima da mesa de negociações, que prevê apenas a existência de um conselho de administração.

O objectivo de Teixeira Duarte é agora encontrar um amplo consenso accionista que assegure que o novo modelo passa em assembleia geral sem os percalços que marcaram as últimas reuniões de acconistas¿e a imagem do próprio banco. A expectativa é a de que as conversas possam ser concluídas dentro das próximas semanas, e as propostas ratificadas em nova assembleia geral antes do final do ano.
Continue a ler esta notícia

Relacionados