Telefónica pode encaixar 750 milhões com venda de 30% da Endemol - TVI

Telefónica pode encaixar 750 milhões com venda de 30% da Endemol

bolsa de valores

O grupo espanhol de telecomunicações, Telefónica, pode encaixar cerca de 750 milhões de euros com a venda em bolsa de acções da Endemol Enternainment, a sua produtora audiovisual sedeada na Holanda, segundo as declarações de uma fonte próxima da operação.

Relacionados
«A valorização provisional da Endemol roda os 2,5 mil milhões de euros ou um pouco mais», afirmou a mesma fonte, citada pela «Reuters» em Espanha.

O presidente da Telefónica, que no passado mês de Fevereiro tornou pública a sua intenção de vender acções da produtora na bolsa no final deste ano, anunciou a semana passada que vai tenciona vender, este ano, entre a 20% a 30% das acções da Endemol.

A fonte afirmou, ainda, que a Telefónica já contratou Merril Lynch para actuar como intermediário na operação, que pode limitar-se aos investidores internacionais.

A produtora do popular concurso televisivo «Big Brother», também presente em Portugal, aumentou as suas receitas em 4,2% para 509 milhões de euros, no primeiro semestre de 2005, e obteve um EBITDA de 106 milhões de euros face aos 82,9 milhões de igual periodo em 2004.

O valor estimado da Endemol varia entre 2 mil milhões e 2,5 mil milhões de euros, e a Telefónica pode receber entre 600 milhões e 800 milhões de euros se vender a participação de 30%.

Segundo o «Invertia», a noticia é positiva porque permite à Telefónica traduzir em dinheiro o valor a sua participação na Endemol e usar os lucros para financiar parte das recentes aquisições.
Continue a ler esta notícia

Relacionados