O Governo deverá lançar dia 2 de Junho o concurso público para a construção e manutenção do primeiro troço da ligação ferroviária de alta-velocidade entre Lisboa e a fronteira espanhola, anunciou a secretária de Estado dos Transportes.
Citada pela «Lusa», Ana Paula Vitorino disse em Madrid que o troço, que ligará Caia a Poceirão, prevê um investimento de 1,7 mil milhões de euros para a construção e manutenção das infra-estruturas necessárias para a futura ligação em TGV.
Além do componente de alta velocidade o primeiro concurso internacional incluirá ainda um componente de rede ferroviária convencional, entre Caia e Évora.
O segundo concurso público, para a ligação Poceirão-Lisboa, deverá ser lançado em Novembro deste ano, inserindo-se no investimento global de 2,6 mil milhões de euros que custará a ligação de alta velocidade até à fronteira.
A governante antecipou que os concursos, dada a sua complexidade, não deverão ser adjudicados antes do segundo semestre de 2009.
Espanha vai cumprir calendários
Questionada pelos jornalistas, a secretária de Estado considerou falsas as notícias de que as autoridades espanholas não deverão cumprir o calendário inicialmente previsto para a construção do troço entre Madrid e a fronteira com Portugal, que previa o fim das obras em 2010.
«Em termos da linha de alta velocidade podem só estar a funcionar em 2013, mas em termos de consolidação de mercados, temos todos vantagem em que o troço espanhol chegue o mais rapidamente possível», frisou.
A secretária de Estado encontra-se em Madrid onde participa no primeiro encontro sobre infra-estruturas de transporte de Portugal, promovido pelos jornais «Expansión» e «Diário Económico», e onde serão apresentados os principais projectos em curso e previstos para os próximos anos neste sector em Portugal.
Restantes ligações com concursos lançados em 2009
Nas restantes ligações previstas (Lisboa-Porto e Porto-Vigo) Ana Paula Vitorino afirmou que os primeiros concursos deverão ser lançados no próximo ano, frisando que os calendários previstos para a sua entrada em funcionamento se mantém.
Assim, os dois eixos internacionais (Lisboa-Madrid e Porto-Vigo), de tráfego misto (passageiros e mercadorias) estarão a funcionar em 2013, e a ligação entre a capital e o Porto, apenas para tráfego de passageiros, a funcionar dois anos depois.
Já definido está também o modelo de negócios para a gestão da rede de alta velocidade, com separação entre o controlo de tráfego, que permanece sob esfera pública, e a construção e manutenção de infra-estruturas, que será garantida através de cinco parcerias público-privadas.
Duas cada dessas parcerias serão cridas para as ligações entre Lisboa e Madrid e entre Lisboa e o Porto e mais um na ligação entre o Porto e Vigo.
Haverá ainda uma única parceria público-privada no que toca ao sistema de comunicações para toda a rede, cabendo as operações a um modelo a ser definido em conjunto com Espanha e que deverá envolver as empresas públicas que já operam as duas redes.
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TGV: concurso para tramo Caia-Poceirão lançado a 2 de Junho
- Redação
- Lusa/PGM
- 22 mai 2008, 11:46
![TGV V-150](https://img.iol.pt/image/id/5152921/1024.jpg)
Segundo concurso deverá sair em Novembro
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