Trabalho temporário foge à Segurança Social - TVI

Trabalho temporário foge à Segurança Social

Trabalhador (Arquivo)

A Segurança Social pode estar a ser lesada em milhões de euros devido à subdeclaração de rendimentos salariais praticada por empresas de trabalho temporário.

Relacionados
Segundo o «Diário de Notícias», a Polícia Judiciária tem em seu poder uma denúncia sobre a Select, em que são relatadas e documentadas práticas utilizadas, que não só lesam a Segurança Social como os trabalhadores.

Os descontos que lhes são cobrados nem sempre correspondem aos valores entregues à Segurança Social, sendo que, às vezes, nem sequer há registo de qualquer contribuição. E, nestes casos, os trabalhadores são penalizados na contagem da sua carreira contributiva, com prejuízos evidentes no acesso ao subsídio de desemprego, doença e pensão de reforma.

A prática mais comum de subdeclarar rendimentos é através de um recurso abusivo às ajudas de custo, com estas a superarem largamente o salário base. Com este expediente, as empresas reduzem substancialmente as contribuições, pois aquela rubrica é isenta de taxa social única. Se a prática incidir sobre milhares de trabalhadores, o nível de evasão contributiva atinge valores muito elevados.
Continue a ler esta notícia

Relacionados