Turismo confia em Cavaco para estimular sector - TVI

Turismo confia em Cavaco para estimular sector

Algarve

A Confederação Turismo confia em Cavaco Silva para ajudar a estimular o sector.

O presidente da Confederação do Turismo Portugu ês (CTP), Atílio Forte, defendeu hoje que o Presidente da República «pode ajudar em muito» ao crescimento da actividade turística em Portugal, como «profundo conhecedor dos problemas» do sector.

«O Presidente da República é um profundo conhecedor dos problemas da actividade turística e entende que esta é uma actividade que deve ser estimulada. Acreditamos que, pela sua influência e papel que tem na vida do país, pode ajudar em muito o turismo a dar o seu contributo para a economia nacional», disse Atílio Forte, à saída de uma audiência em Belém com Cavaco Silva.

Questionado se a intervenção do Chefe de Estado poderia passar pela realização de uma presidência aberta sobre este tema (o turismo foi mote de um dos últimos périplos pelo País realizados pelo ex-Presidente Jorge Sampaio), Atílio Forte considerou que é a Cavaco Silva que cabe determinar «o que deve ou não fazer» para promover o sector.

O presidente da CTP previu ainda que haverá em Portugal «um acréscimo do número de turistas» este ano, mas sem que tal se reflicta num aumento das receitas.

«Vamos ter um ano de 2006 muito semelhante ao que se passou em 2005, ou seja, com um possível acréscimo do número [de turistas], mas manutenção do número de receitas», anteviu Atílio Forte, defendendo que Portugal deve apostar no «aumento da receita turística per capita» neste sector.

Para o presidente da CTP, Portugal não deve lutar «por mais turistas», mas pela «melhoria do que gastam os que já visitam o País», salientando que o turismo é «uma das áreas que mais emprego gera» e um sector que «tem um efeito multiplicador muito grande».

A audiência com a CTP encerra um ciclo de encontros de Cavaco Silva com os parceiros sociais sobre a situação do País.
Continue a ler esta notícia