TVI inicia 2006 com reforço da liderança nas audiências - TVI

TVI inicia 2006 com reforço da liderança nas audiências

Imagem Default TVI

A TVI reforçou a liderança nas audiências das estações de televisão, ao manter a tendência de crescimento e ao distanciar-se cada vez mais da concorrente SIC, a julgar pelos resultados obtidos nos três primeiros dias do ano.

A estação de Queluz de Baixo liderou o primeiro dia do ano com um share de 38,7%, mais 13 pontos percentuais (p.p.) que a SIC, que obteve 25,9% de share. A estação de serviço público, RTP, ultrapassou a estação de Carnaxide ao alcançar 28,5%, garantindo a segunda posição no ranking.

Na segunda-feira, a TVI registou igual desempenho, com uma distância superior a 10 p.p. da SIC. O total do dia fixou-se nos 38,7%, enquanto a SIC, não conseguindo recuperar o segundo lugar na tabela das audiências, registou um share de 27,2% face aos 28,9% da RTP.

Só no terceiro dia do ano é que a SIC recuperou a segunda posição, com um share de 28,7% contra os 27,5% da RTP, mas ainda assim o canal da Impresa ficou muito aquém da estação liderada por José Eduardo Moniz.

Espaços informativos e horário nobre consolidam audiências

Os três espaços informativos da TVI, «Jornal Nacional», «Jornal da Uma», «Diário da Manhã» estão a conquistar o público, ao aumentarem a quota de audiência no conjunto da informação produzida nas televisões generalistas.

Quer o «Jornal da Uma», quer o «Jornal Nacional» iniciaram o ano com novas caras, que parecem estar a acolher a preferência dos espectadores.

O «Jornal da Uma» da estação de televisão da Media Capital registou um aumento no share de 22,6% na segunda-feira para 29,4% na terça-feira. O mesmo aconteceu com o «Jornal Nacional», agora apresentado pela dupla Pedro Pinto e Ana Sofia Vinhas, que avançou nas audiências, ao registar no primeiro dia útil do ano de uma audiência de 14,2% para 14,8% na terça-feira.

Em prime-time, a estação de Queluz apostou nos filmes e nas férias de Natal da série «Morangos com Açúcar», o que permitiu a aproximação da SIC e da RTP1. Mas, no primeiro dia da semana, retomou a situação «habitual», ao atingir quase 20 pontos de rating com a novela «Dei-te quase Tudo», com 19,8%, seguido da «1ª Companhia» e dos «Morangos com Açúcar», da novela «Mundo Meu» e do «Jornal Nacional». Isto é, cinco rubricas entre os dez programas mais vistos no dia.

A aposta da SIC para o horário nobre, a novela brasileira «Belíssima», conseguiu 9,6% de rating na segunda-feira e 9,8% na terça-feira.

Recorde-se que a estação de televisão TVI liderou as audiências em 2005, com uma média de 30% em termos acumulados, o que representa uma subida de 1 p.p. em relação ao ano de 2004 e consolidando, assim, cada vez mais a vantagem face à concorrente SIC.
Continue a ler esta notícia