Um terço dos reformados recebe mais de uma pensão - TVI

Um terço dos reformados recebe mais de uma pensão

Idosos (Arquivo)

Um em cada três dos 1,76 milhões de reformados por velhice em Portugal recebe mais do que uma pensão.

Relacionados
Segundo o «Diário de Notícias» são mais de meio milhão, precisamente 541,9 mil, os reformados por velhice que recebem na sua conta bancária uma segunda pensão, que ajuda a compor o seu orçamento mensal.

O Instituto de Informática do Ministério do Trabalho, tem dados que mostram que cerca de metade (51,1%) aufere uma pensão de sobrevivência, devida pela morte de um familiar, geralmente o cônjuge. A outra metade, 265 mil, recebe «pensões secundárias» de velhice ou invalidez de outros regimes de protecção social.

Mas que outros regimes são esses? O caso mais frequente diz respeito a sistemas de protecção social de outros países, onde estes reformados trabalharam em tempos e para os quais fizeram os respectivos descontos, ganhando direito a receber uma pensão. São 152,4 mil idosos que além da pensão paga pela Segurança Social ainda recebem uma reforma de outro sistema estrangeiro, o que corresponde a 10% do universo total de pensionistas por velhice em Portugal.

Estas pensões «estrangeiras» acabam por ter um contributo financeiro importante para estes idosos e explicam grande parte da subavaliação dos rendimentos dos reformados em Portugal, acrescenta o jornal.
Continue a ler esta notícia

Relacionados