Valor das casas subiu quase 4% em 2008 - TVI

Valor das casas subiu quase 4% em 2008

Habitação nova e usada começou a desvalorizar nos últimos meses do ano

Relacionados
O valor das casas em Portugal estava, no final de 2008, 3,9% acima do valor registado um ano antes. Ou seja, a habitação valorizou-se no ano passado, apesar de, nos últimos três meses, se ter registado uma queda de 1%.

De acordo com os últimos dados revelados pela Confidencial Imobiliário, o mercado habitacional registou subidas quer no mercado de casas novas, quer no de usadas, de 5% e 3,1%, respectivamente.

Tal como o total do mercado do Continente, a habitação na Área Metropolitana do porto (AMP) continuou a apresentar uma valorização média anual positiva no final do ano, encerrando 2008 com valores na ordem dos 5,1%, uma taxa que ascendeu a 8% no caso do mercado de novos e a 2,2% nos alojamentos usados. Também na região do Algarve, o padrão foi semelhante ao registado na AMP.

O Índice Confidencial Imobiliário é a mais longa série sobre imobiliário em Portugal e o seu início remonta a Janeiro de 1988. Trata-se de um indicador de inflação do valor da habitação em oferta no Continente. O Índice Confidencial Imobiliário (ICI) recorre à informação disponível no portal imobiliário LardoceLar.com, que reúne 450 mil imóveis, provenientes de 1.400 empresas de mediação e promoção imobiliária. Para além do Continente, o índice incide sobre a Área Metropolitana de Lisboa, a Área Metropolitana do Porto, as regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve.
Continue a ler esta notícia

Relacionados