Valor dos concursos de Obras Públicas cai quase 20% - TVI

Valor dos concursos de Obras Públicas cai quase 20%

construção2

O valor dos concursos lançados para Obras Públicas até Outubro deste ano fica cerca de 20% a menos do que no mesmo período de 2004.

Relacionados
Os dados constam do Relatório de Conjuntura de Outubro da Associação Nacional de Empreiteiros de Obras Públicas (ANEOP), segundo a qual o valor das concessões caiu também mais de 8%.

Contas feitas e a apenas dois meses do final do ano, a ANEOP parece colocar de parte a hipótese, admitida até há alguns meses, de que 2005 poderia ser um «ano de viragem» para o sector. A produção no mercado das obras públicas deve assim cair no conjunto deste ano, face a 2004, o que, a verificar-se, coloca 2005 como o quarto ano consecutivo de queda.

«A conjuntura no mercado de obras públicas não dá quaisquer sinais de alteração para melhor, em comparação com os meses anteriores, sendo previsível, pelo quarto ano consecutivo, uma quebra da produção», adianta o relatório. Com base nos mais recentes indicadores, a associação acrescenta que as perspectivas de melhoria da actividade são reduzidas.

Por isso mesmo, a confiança do sector caiu 45% em Setembro e o indicador que mede as perspectivas da actividade das obras públicas estava 20% abaixo do valor de Setembro de 2004.

A ANEOP aponta o dedo à concorrência desleal, que não para de aumentar, com as empresas a recorrer a «estratégias eticamente menos correctas» de preços «anormalmente baixos».
Continue a ler esta notícia

Relacionados