Vendas de carros diminuem 7,7% em Novembro - TVI

Vendas de carros diminuem 7,7% em Novembro

(Arquivo)

As vendas de automóveis ligeiros de passageiros, todo-o-terreno e comerciais diminuíram 21.731 unidades, o que representa uma queda de 7,7%, no mês de Outubro face ao período homólogo do ano anterior, anunciou hoje a Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP).

De Janeiro e Novembro de 2005, a ACAP adianta que foram vendidas no mercado nacional mais de 251 mil unidades ligeiras, um acréscimo de 1,5% face ao ano de 2004.

A ACAP explica que para «a quebra poderá ter contribuído o recente anúncio do Banco Central Europeu (BCE) de uma subida das taxas de juro, bem como, a recente evolução desfavorável da situação económica e financeira do país, que conduziu a uma revisão dos principais indicadores económicos por parte do Banco de Portugal».

Os veículos ligeiros de passageiros registaram vendas a rondar as 16 mil viaturas, menos 9,1%, e em termos acumulados, registou-se uma subida de 2,9% para 188 mil unidades.

Nos veículos comerciais ligeiros, verificou-se uma queda de 3,8 para quase 5 mil viaturas, em Novembro. Já de Janeiro a Novembro, os comerciais ligeiros sofreram uma redução de 2,4% para 63 mil unidades.

Nos comerciais pesados, as vendas subiram 4,5% para 490 veículos e, em termos acumulados, foram comercializadas em quase 5 mil viaturas, ou seja, mais 3% face a igual período do ano passado.

Segundo a ACAP, a Renault foi a marca que mais viaturas ligeiras de passageiros vendeu em Novembro, seguindo-se a Opel e em terceiro lugar do ranking aparece a Peugeot.
Continue a ler esta notícia