Vendas de tabaco caem 4,7% - TVI

Vendas de tabaco caem 4,7%

Vendas de tabaco caem 4,7%

A venda de cigarros em Portugal caiu 4,7% nos primeiros dez meses de 2005, prevendo-se que a quebra no final de 2005 venha a ser ligeiramente superior, noticiou o «Diário de Notícias».

As restrições que estão a ser impostas ao fumo em locais públicos e a carga fiscal que incide sobre o tabaco, que se reflecte todos os anos em aumentos do preço final acima dos 10%, estão a afastar os consumidores do vício.

De acordo com os dados da Associação dos Armazenistas de Tabacos do Norte (AATN), a quebra mais notória sente-se na família da marcas nacionais SG (Ventil, Filtro e Gigante), cujas vendas desceram quase 20% em 2005. Em ascensão estão outras marcas internacionais como o Marlboro a crescer perto de 10% e a assumir a liderança destacada nas preferências dos fumadores portugueses.

Com o aumento de impostos de 12,9% já anunciado, cada maço de cigarros que custava este ano 2,40 euros (casos do SG Ventil, SG Filtro, Português Suave ou LM, marcas de referência para 2006) vai ser vendido ao público a 2,75 euros. A Direcção-Geral das Alfândegas já comunicou aos distribuidores os novos valores a serem homologados, que entrarão em vigor a partir de 1 de Janeiro. Um aumento de 34 cêntimos, bastante acima do verificado em Janeiro de 2005 (20 cêntimos) e que traduz um acréscimo de 14,5% no preço final de cada maço, em 2006.
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