Um litro de leite é mais barato que um litro de água - TVI

Um litro de leite é mais barato que um litro de água

Leite

Sector de produção de leite em Portugal está em causa, defende APED

Relacionados
A Fenelac aponta o dedo à campanha avançada pela Associação Portuguesa de Empresas e Distribuição (APED) e, considera que estão a ser abertas as portas «à importação massiva de leite estrangeiro e a uma baixa generalizada dos preços de leite que se alastrou a toda a distribuição». Uma situação que está a desagradar ao sector.

«Hipers» dizem que polémica do leite se deve a monopólio

Segundo o mesmo, «um litro de leite está hoje a ser vendido mais barato do que um litro de água. Os preços que estão a ser praticados só são possíveis por se tratar de excedentes de produção que, sendo sobras nesses países, não teriam outro destino senão a sua retirada dos circuitos de comercialização, com o prejuízo inerente», refere a Fenelac em comunicado.

A abertura de portas aos excedentes de outros países e a prática destes preços terá como consequência «a destruição do sector de produção de leite em Portugal, com impactos económicos para o país, desde logo pelo desemprego que gerará», acrescenta.

O verdadeiro problema da produção de leite em Portugal será, a continuarem estas práticas da grande distribuição, «a falta de garantia, para os produtores, da aquisição da sua produção por parte da indústria nacional, o que começa já a acontecer na indústria de queijos, a atravessar uma crise gravíssima, com o encerramento de inúmeras queijarias devido à importação generalizada de queijo flamengo», refere o comunicado.

Abrindo as portas a este leite estrangeiro, as consequências não deixarão de se fazer em termos económicos em Portugal.

«Não está, obviamente, em causa, a legalidade das importações, pois o mercado é livre. O que está em causa aqui é que em Portugal não se segue a prática levada a cabo em toda a Europa, que é a de tomar medidas para incentivar os sectores produtivos», conclui o comunicado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados